Gênesis - Guia de Estudo (introdução)

Introdução

Gênesis pode muito bem ser considerado o livro mais importante que já foi escrito. Aqui nós temos o fundamento da Bíblia toda e o berço da doutrina bíblica. O livro de Gênesis sozinho nos dá o relato da criação, da origem humana e da queda do homem. Este livro traça o fundamento para toda profecia bíblica. Quando os homens rejeitam a autoridade de Gênesis, perdem a base de toda verdade espiritual. Eles literalmente não sabem de onde vêm e nem para onde vão.

I. O Título.
A palavra Gênesis significa origem. Gênesis, sem dúvida nenhuma, é o livro das origens. Em Gênesis nós temos a origem do universo, do nosso sistema solar, da vida, do homem, do pecado, do casamento, dos idiomas, da indústria, do governo, da religião e da nação de Israel.
Dez vezes no livro de Gênesis somos dados a história de várias gerações. A palavra “geração” basicamente significa origem, ou no contexto, o relato da origem.

Note as seguintes gerações:
1. Gerações do Universo -- Gênesis 2:4.
2. Gerações de Adão -- Gênesis 5:1.
3. Gerações de Noé -- Gênesis 6:9.
4. Gerações dos filhos de Noé -- Gênesis 10:1.
5. Gerações de Sem -- Gênesis 11:10.
6. Gerações de Terá -- Gênesis 11:27.
7. Gerações de Ismael -- Gênesis 25:12.
8. Gerações de Isaque -- Gênesis 25:19.
9. Gerações de Esaú -- Gênesis 36:1, 9.
10. Gerações de Jacó -- Gênesis 37:2.

II. O Autor.
Moisés foi o autor dos primeiros cinco livros da Bíblia. Eles são chamados de Pentateuco. Os judeus geralmente se referem aos autores do Velho Testamento como “Moisés e os profetas” [Lucas 24:27 e 44].

III. O Berço da Doutrina Bíblica.
Toda doutrina bíblica tem seu fundamento no livro de Gênesis. Este livro é mencionado mais de duzentas vezes no Novo Testamento. Sem o livro de Gênesis seria impossível entendermos a Bíblia.
Em alguns aspectos a Bíblia é estruturada como um romance complexo:

A. Como no primeiro capítulo de um romance, Gênesis abre a história e nos dá toda a base necessária de informação.

B. De Êxodo até Judas os detalhes são expandidos e a história é contada.

C. O livro de Apocalipse, como no final de um romance, termina a história e liga todos os fatos que estavam em aberto. (Tem se notado freqüentemente, que em muitos aspectos o livro de Apocalipse termina com um novo começo. Gênesis começa com a criação dos céus e da terra, enquanto o livro de Apocalipse termina com um novo céu e uma nova terra).

IV. Gênesis Como Uma Revelação.
Três coisas podem ser ditas a respeito de Gênesis como uma revelação de Deus:

A. É uma grande revelação - Gênesis revela o que o homem nunca poderia aprender por ele mesmo [Jó 38:1-6]. Gênesis é o único livro da história da criação e dos primeiros dois mil e quinhentos anos da existência humana.

B. É parte de uma revelação progressiva - O restante da Bíblia completa o que Gênesis começa. Gênesis faz a primeira promessa da redenção, e termina com a aparente vitória do pecado [Gênesis 50:26].
Exemplo: Gênesis 3:15 - Nesta primeira promessa evangélica, temos as sementes de toda a história da redenção. O restante da Bíblia é realmente uma exposição deste versículo.

C. É uma revelação da história da salvação - Note que em Gênesis há somente dois capítulos descrevendo a história do universo, e apenas nove capítulos relatando a história das nações. O livro é constantemente estreito em seu escopo. Trinta e nove capítulos tratam da história de Abraão, Isaque e Jacó. O livro termina com os filhos de Jacó no Egito. Estes homens eram os “Pais” das tribos de Israel. No Egito eles se tornaram uma grande nação. É claro que o livro de Gênesis nos conduz a pessoa de Cristo. Esta não é apenas uma mera história da humanidade, mas o plano de salvação de Deus na história.

Conclusão: Que nosso estudo no livro de Gênesis possa nos ajudar a perceber uma vez mais a unidade da Bíblia. Os sessenta e seis livros da Escritura formam um único livro cujo tema é Jesus Cristo [João 5:39].

Postagens Relacionadas
Anterior
« Anterior
Proxima
Proxima »